21 de junho de 2011

# ATIVIDADES DIA DAS CRIANÇÃS #


















1ª Parte - Parte devocional

  1. Cântico do Hino Nacional
    Entrada da bandeira do Brasil
    Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros
  2. Oração pelo Brasil
  3. Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16
  4. Louvor - um grupo de crianças
  5. Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.
  6. Necessidades de sua cidade
    Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração
  7. POESIA
    CRIANÇA
    (Beatriz Junqueira Accorsi)

    Criança doce e querida,
    Visão de amor e pureza!
    Do mundo és a esperança!
    És força, mesmo indefesa.

    Aos céus, minh'alma se eleva
    Ao contemplar-te, criança!
    Sorris, feliz, sem malícia:
    Dos anjos és a lembrança.

    Quem dera, tu só crescesses
    No corpo e mente, criança!
    E o coração teu, tão puro,
    Nunca sofresse mudança!

    Se te imitassem os homens,
    Na tua meiga pujança,
    Construiriam um mundo
    De Fé, de Amor, de Esperança!


    Criança doce e querida,
    Fico a te olhar com ternura,
    Querendo ser como tu,
    Assim tão simples, tão pura!
  1. Brincadeiras com as crianças e, depois, gostoso lanche >1ª) CADEIRA QUENTE
    Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.
    Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.


    2ª) O GATO E O RATO
    Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.
    3ª) ESCONDER A VARINHA
    Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.
    Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.
    4ª) ACERTANDO O GOL
    Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.
    Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.
    5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS
    Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhos
    Desenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.
    6ª) SOLTANDO BALÕES
    Material necessário: balões (bolas de sopro) e pedaços de papel numerados. Uma lista numerada com perguntas bíblicas, tiradas das lições da Escola Dominical.
    Desenvolvimento: A dirigente soltará os balões cheios, cada um contendo um pedaço de papel com um número. O número de balões precisa ser correspondente ao número de participantes. Cada um deverá pegar apenas um balão e estourá-lo. No entanto, terá que esperar a sua vez. A dirigente irá chamando as crianças, aleatoriamente ou por sorteio, e fará a pergunta consultando a lista que tem em mão. Cada criança terá dez segundos para responder, sob pena de pagar uma prenda se não conseguir responder corretamente.
    Desconnheço a fonte.


Nenhum comentário: