27 de junho de 2011

# PARA DIA DAS CRIANÇAS #


Objetivo desta programação: Ensinar a orar pelas crianças de sua cidade, de seu estado e país, para que todas venham a conhecer o Senhor Jesus. Mostrar a cada criança que ela pode ser um missionário de Jesus no lugar onde mora.



Material: Faça um cartaz com o mapa do Brasil. Pinte o seu estado e marque o lugar onde fica a sua cidade.



1ª Parte - Parte devocional




  1. Cântico do Hino Nacional: Entrada da bandeira do Brasil. Desfile das crianças com bandeiras ou roupas que caracterizem os estados brasileiros


  2. Oração pelo Brasil


  3. Leitura e explicação do texto bíblico: Marcos 10. 13 -16


  4. Louvor - um grupo de crianças


  5. Usando o mapa do Brasil, fale com as crianças sobre alguns fatos interessantes de seu estado e de sua cidade, focalize as crianças, como vivem, a diferença entre as classes sociais, o que os governantes podem fazer, o que cada um de nós pode fazer.


  6. Necessidades de sua cidade: Orar pelas crianças da sua cidade, do bairro e da rua onde reside - chamar uma criança para fazer a oração


2ª Parte - POESIA CRIANÇA (Beatriz Junqueira Accorsi)


Criança doce e querida,Visão de amor e pureza!


Do mundo és a esperança!


És força, mesmo indefesa.


Aos céus, minh'alma se eleva


Ao contemplar-te, criança!


Sorris, feliz, sem malícia:Dos anjos és a lembrança.


Quem dera, tu só crescesses


No corpo e mente, criança!


E o coração teu, tão puro,


Nunca sofresse mudança!


Se te imitassem os homens,


Na tua meiga pujança,


Construiriam um mundo


De Fé, de Amor, de Esperança!


Criança doce e querida,


Fico a te olhar com ternura,


Querendo ser como tu,


Assim tão simples, tão pura!


3ª Parte - Brincadeiras com as crianças


1ª) CADEIRA QUENTE


Material necessário : sala ampla, cadeiras e um aparelho de som.Desenvolvimento: será formado um círculo com cadeiras, dando espaço entre uma e outra para facilitar o acesso das crianças. A quantidade de cadeiras deverá ser menor do que o número de crianças. Ao som de uma música, as crianças caminharão ao redor das cadeiras. De repente, a música será interrompida e todos deverão ocupar as cadeiras. As crianças que não conseguirem sentar, sairão da brincadeira. Uma ou duas cadeiras serão retiradas. Novamente, ao som da música, as crianças circularão e se sentarão quando a música cessar. A brincadeira continua, até que reste somente uma cadeira e será vencedora aquela criança que sentar na última cadeira.



2ª) O GATO E O RATO


Desenvolvimento: Duas crianças voluntárias assumirão os papéis de gato e de rato. De mãos dadas as crianças formam um círculo e devem dificultar a entrada ou saída do gato, facilitando o acesso do rato. Para iniciar o rato fica dentro do círculo e o gato fora. Quando o gato conseguir pegar o rato, outra dupla iniciará a atividade.



3ª) ESCONDER A VARINHA


Material necessário: uma varinha, um círculo grande desenhado com giz no centro da sala.Desenvolvimento: A dirigente escolherá uma criança para ser a líder da brincadeira. Este líder terá a função de esconder uma varinha para que os demais participantes a encontrem. Todas as vezes em que alguém se aproximar da varinha, o líder dirá: "Está esquentando!" Todas as vezes que se afastarem, o líder dirá: "Está frio!" Quando alguém encontrar, dirá bem alto: "Fogo! Fogo!". Neste momento, todos deverão correr para entrar no círculo. O que achou a varinha, procurará tocar (NUNCA BATER) em alguém , antes que este entre no círculo. A criança que encontrou a varinha passa a ser o novo líder. Quem for tocado pela varinha, sairá da brincadeira. A brincadeira continua até que o grupo perca o interesse.


4ª) ACERTANDO O GOL


Material necessário: uma bola, uma trave pequena, uma venda para os olhos.Desenvolvimento: O grupo será dividido em duas ou três equipes com igual número de participantes. Cada equipe escolherá um líder para ser o orientador. Uma equipe, de cada vez tentará fazer gol, procedendo da seguinte maneira: o líder escolhe um jogador de sua equipe e este, com os olhos vendados, chuta a bola tentando fazer gol, sendo orientado pelo companheiro líder. Vence a equipe que conseguir fazer mais gols. Dependendo da idade das crianças, a brincadeira poderá ser facilitada ou dificultada, aproximando ou afastando a trave de quem vai chutar.



5ª) DESENHANDO COM OS OLHOS VENDADOS


Material necessário: quadro-negro, giz, venda para os olhosDesenvolvimento: Cada componente do grupo deverá ir ao quadro-negro com os olhos vendados e fazer um desenho de livre escolha ou sugerido pelo líder. Vence quem conseguiu desenhar melhor.

Nenhum comentário: