8 de agosto de 2011

# BRINCADEIRAS E DINÂMICAS #

Batata Quente

Tema: Perguntas para avaliação ou revisão.
Duração: 10 minutos
Público: crianças, 6 participantes.
Material: 1 saco, perguntas em pedaços de papel, brindes (no mesmo número que as perguntas), aparelho de som e cd com uma música animada.

Coloque as crianças em círculo. Elas terão de passar o saco com as perguntas dentro enquanto a música é tocada. Não vale demorar-se para passar o saco, nem jogar em cima do outro. Tem que ser passado de mão em mão.
Quando o professor parar a música, a criança que estiver com o saco na mão, retira uma pergunta, a lê e responde em voz alta. Caso esteja correta ganha o brinde. A brincadeira continua até que as perguntas acabem.
 
 
Bichos.

Tema: criação do mundo ou arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: cartão, cola e figuras de animais.

Faça dois cartões com o nome e a figura de cada animal. Distribua um cartão para cada criança, sem que as outras vejam a figura.Peça às crianças que se espalhem bem pelo salão, e ao seu sinal, cada criança deve fazer o som (a voz) do animal no seu cartão. É importante que cada um faça somente o som do animal no seu próprio cartão.Pelo som, cada criança deve achar o seu par e a medida que se encontram podem sentar-se ou formar uma fila.
Para contar a história da criação, você pode usar este jogo como ponto de partida para uma conversa: De onde vem tantos animais diferentes? Você sabia que foi Deus que criou cada um destes animais? etc..
Para a Arca de Noé, você pode determinar que uma sala seja a arca, e os "animais" a medida que acham o seu par são conduzidos para lá por uma pessoa fantasiada de Noé e que contará a história.
 
 
 
Seu Noé, posso ir?Quantos passos?
Tema: arca de Noé.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: para cada criança: máscara (ou cartão) de animal.

Antes da brincadeira distribua os cartões ou máscaras. Cada criança será então o animal que está descrito no seu cartão. Cada criança só poderá andar quando o Noé chamar o nome do bicho e deverá imitar o passo do bicho.
Uma das crianças (ou um adulto) é escolhida para ser o Noé e fica num lado da sala.
Todas as as outras crianças ficaram no outro lado da sala, de frente para o Noé.
As crianças perguntam: "Seu Noé posso ir? Quantos passos?"
O Noé responde, por exemplo: "5 passos de coelho"
.Assim, as crianças com máscara/cartão de coelho devem dar 5 pulinhos para frente.
E assim sucessivamente: as crianças perguntando e o Noé dando as instruções: tantos passos de tal bicho.Você pode combinar que se o Noé disser "x passos de bicharada" todas as crianças andariam, cada qual tantos passos imitando o seu próprio bicho.
A sugestão é que atrás do Noé haja uma porta ou local que represente a arca e as crianças, à medida que vão chegando perto do Noé são encaminhas para dentro deste local. Após a brincadeira (todas as crianças dentro da "arca") pode-se contar a história do dilúvio ou fazer alguma atividade relacionada.
Lembre-se de pedir ao Noé que distribua bem os passos, para que não fiquem crianças muito atrás. E também que ele não se emplogue e diga de uma vez só todos os passos necessários para atravessar a sala.
 
 
 
Memorizar Versículos

Tema: memorização.
Duração: 5 minutos cada.
Público: crianças, 3 pessoas.
Material: veja cada sugestão.

Jogo do Eco: O professor diz o verso; a turma toda ecoa.
O professor então deve dizer alguma característica, por exemplo:
olhos azuis;
os meninos;
cabeloscastanhos;
e em seguida somente as crianças que tem a característica mencionada devem ecoar o versículo.

Com Bola:Forme um círculo com as crianças e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do professor, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).

Esconde-esconde Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.

Com fantoches :Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar as crianças "Acertei?". As crianças o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que as crianças enjoem da brincadeira.

Seu mestre mandou...Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..

Casas numeradas :Desenhe com giz, uma "casa" no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso as crianças devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa).
Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e as crianças que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.

Apague uma palavra: Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.Você pode pedir que as crianças venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação - apagar letras :Escreva o versículo todo no quadro. Leia com as crianças o versículo todo. Peça as crianças que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece.
 
 

BRINCADEIRAS E DINÂMICAS

Propósitos:
-Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.

O USO DAS BRINCADEIRAS


1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:

a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".

2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.

3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.

4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta.
Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas.
Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.

5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula.
Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente.
Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.
 
 

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